terça-feira, 15 de janeiro de 2013

NOSSAS MANIAS

Todos temos manias; umas incomodam os outros; outras não incomodam ninguém; umas chocam por já terem se tornado patológicas, outras são pequenas bobagens, inofensivas e até infantis. Somos cheios de manias e tiques e não admitimos que sejam elas muito debatidas. É que mania, na verdade, pode ser apenas um hábito, uma excentricidade, uma obsessão, ou um distúrbio. Não vou falar aqui de doença, pois não é o meu ramo.

Falo de manias mais leves. Manias que não incomodam ninguém, inofensivas, exóticas e bobas. E o bom é aceitar que cada louco viva com suas manias – até o ponto de não incomodarem.

Ontem éramos em cinco, sentadas numa confeitaria. Lá pelas tantas começou um destrambelhamento no grupo, umas queriam saber das manias das outras, tudo muito curioso e engraçado. Mas apenas diversão, aquela coisa de saber da vida dos outros e que todos gostam. Alguns dizem que não gostam; tá bom... Vá lá, me engane!!

Eu, por exemplo, tenho uma mania, e creio, não afeta ninguém, e ainda não me causou nenhum transtorno. Não durmo sem relógio de pulso! E com mostrador luminoso, pois preciso ver as horas de madrugada.

Ver as horas de madrugada, por quê?! Porque meu cérebro viciou nesta esquisitice. Só isso! E serve pra mostrar que com cérebro não se brinca; cérebro a gente respeita. Nosso cérebro está no comando durante as 24 horas. Certos dias ele me dá uma trégua: acordo apenas uma vez. Outras, acordo duas ou três. Qualquer dia resolvo dormir sem relógio e acabo com a festa. Mas ainda não estou preparada para dormir sem relógio e sem ver as horas.

Quando contei este fato a elas, ficaram me olhando... Não entenderam a tal esquisitice. As pessoas não entendem esse processo do qual não temos gerência – ou temos pouca. Vício a gente respeita, não dá pra dar moleza. E meu cérebro viciou em acordar várias vezes e dormir em seguida. Mas uma delas, não satisfeita, perguntou:

- Mas o que leva você a acordar sempre na mesma hora?
- Meu cérebro...
- Mas por que ver as horas de madrugada, guria?
- Por que gosto, me certifico que tenho mais tempo para dormir...
- Nossa... você é louca!
- Louca, mas feliz! E você... não tem suas manias?
- É...Tenho umazinha: não saio sem  brinco, volto de onde estiver ou tenho de comprar um na primeira loja.
- E por quê?
- Me sinto nua sem brinco.
- Nua? Ué... Será que sua mania não é pior do que a minha?

Tá... ficou lá quietinha.

Tenho outra amiga que cada frase que termina pergunta se eu entendi? Putz, que mania infernal. Sei que isso não tem a mínima importância, mas já entrou na área de saúde pública pelo fato que tenho de dizer 50 vezes que entendi. E estressa, cansa em ter de repetir exaustivamente que entendi.
Outra mania que está na esfera da saúde pública, é no final de cada  frase você ouvir sempre o tal HÃ?   Confesso, nas minhas constatações, que é um dos tantos hábitos que me enlouquece. Desisti de falar com uma vizinha por telefone. Se for pra enlouquecer, prefiro ao vivo e a cores.
Mas enquanto der, vou levando, já que a palavra superação está na moda.

Existem pessoas que começam a ler o jornal de trás para frente, vocês já viram, não? Eu sou uma delas. Por quê? Não sei, nunca parei pra pensar. Mas no final, fica tudo esclarecido: fico sabendo do mesmo jeito quem roubou mais, quem fez alianças esdrúxulas, quem se vendeu ou foi vendido; do coitado que morreu antes da hora; como está a saúde do país, se a Dilma tá bonitinha e poderosa na revista Forbes etc e tal. A ordem da leitura não altera o resultado.

Enquanto minhas manias ficarem num patamar sustentável não me preocupo: se evoluírem é que ficarei preocupada. Na verdade pouca coisa tem peso: pequenos desatinos ou seja lá o que for podem virar brincadeira. É melhor brincarmos com nossas pequenas falhas e nossas bobagens. Pode haver em certas atitudes algo até infantil, mas convenhamos... como é bom quando o espírito não envelhece.

Por certo teremos momentos - mais à frente - onde vamos nos deparar com coisas bem mais sérias. E tanto fará ver as horas de madrugada ou ler o jornal de trás pra frente. A notícia será a mesma e o relógio vai parar de funcionar na hora certa. Mas que leve muito tempo! Enquanto isso vou curtindo minhas madrugadas olhando meus ponteiros darem voltas e voltas...


- Tais Luso de Carvalho
 Fonte:http://taisluso.blogspot.com.br